sábado, 11 de setembro de 2010

Impacto ambiental da produção de carne

A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) produziu o caderno “Impactos ambientais do uso de animais para alimentação”, que, com o respaldo de fontes como FAO, ONU, WWF e IBGE, expõe dados quanto aos impactos ambientais da produção industrial de carnes.

Seguem algumas informações presentes no estudo:

* No Brasil, em média, um quilo de carne bovina é responsável por 10 mil metros quadrados de floresta desmatada.
* Os 75 milhões de hectares já transformados em pasto, só na Amazônia, representam uma área 50% superior a toda área agrícola do Brasil
* Uma vaca leiteira brasileira consome 90 litros de água por dia (levamos em conta a água para asseio); enquanto um favelado de um país pobre tem acesso, em média, a 20 litros.
* Uma fazenda com 5 mil bovinos produz a mesma quantidade de excrementos de uma cidade com 50 mil habitantes, com a diferença que, nas cidades, o esgoto é minimamente tratado e nas fazendas, não.
* Nos Estados Unidos, metade de toda a energia usada na agricultura é gasta apenas na criação de gado.
* A criação de animais é responsável por 18% e 25% das emissões mundiais de dióxido de carbono e metano, respectivamente. Esses gases são os principais causadores do aquecimento global.
* 50% dos cereais produzidos no mundo e 35% das capturas pesqueiras alimentam animais criados nos paises do hemisfério Norte.
* É possível alimentar 40 pessoas com os cereais normalmente usados para gerar apenas 225 g de carne bovina.



Cartilha da SBV sobre o impacto ambiental da produção da carne: http://www.scribd.com/doc/967852/CARTILHA-DA-SBV-Impactos-sobre-o-meio-ambiente

Nenhum comentário: