terça-feira, 28 de setembro de 2010

Seitan caseiro

O seitan é um ótimo substituto da carne, não só a nível proteico como também a nível de preparação culinária. Pode grelhar-se, panar-se, usar em estufados, em espetadas ou assar no forno.
Este é um alimento facilmente encontrado em lojas de produtos naturais, mas o seu preço nem sempre é muito acessível. No entanto, este é um produto que se prepara facilmente em casa e não sai caro.





Seitan caseiro (“carne” de trigo)

Ingredientes:
1 kg de farinha de trigo integral
3 xicaras de água
1/2 xícara de molho de soja
ervas aromáticas ( páprica picante, açafrão, curry, noz moscada, salsa)

Preparação:
Numa tigela grande mistura a farinha e a água. Mexe bem com as mãos (com luvas). Sova a massa como se estivesse fazendo um pão, e se sentir necessidade de colocar mais água para ficar nessa consistência, coloque. Faz uma bola dessa massa, coloca novamente na tigela e cobre com água. Deixa a massa descansar no mínimo 5 horas .

Depois do período de descanso, coloca a massa dentro de um escorredor de macarrão (ou qualquer outro mais fino) e o escorredor dentro de uma tigela.

Deixar debaixo de água corrente. Sovar novamente a massa, só que agora debaixo da água. Amassa até a água começar a sair quase transparente. Não fique desesperado se parecer que não vai sobrar nada daquela imensa bola de farinha, porque a massa costuma decompor-se nesse processo. Quando terminar a lavagem é só juntar as partes que a massa fica uniforme.

Numa panela colocar as ervas aromáticas , o molho de soja e água suficiente para o cozimento. Tampa a panela e, depois da ferver, deixa cozinhar mais 30 minutos.

Retira da panela, corta em bifes e está pronto para uso com seitan.

Com 1kg de farinha obterá cerca de 500g de seitan. Pode conservar em geladeira por 4 dias.

Nenhum comentário: